Reiki é mais do que a componente terapêutico. É também uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e uma filosofia de vida. Nesse sentido, podemos falar numa perspectiva de autoconhecimento, de realização interior e de desenvolvimento da consciência.
terça-feira, 23 de abril de 2013
Reaprendendo o valor da oração
Amigos, vi isso no face de uma amigo e gostaria de dividir com vocês....Saber que para todas as coisas devemos ter o merecimento (até em nossas orações) já é um começo. As palavras abaixo são bem antigas, mas poucos entende o real significado.
SENHOR, perdoa-me se não rezo a oração que teu filho nos ensinou, pois julgo-me indigno de tão bela mensagem. Refleti sobre esta oração e cheguei às seguintes conclusões:
Para dizer o PAI NOSSO, antes devo considerar todos os homens, independentemente de sua cor, raça, religião, posição social ou política, como meus irmãos, pois eles também são teus filhos; devo amar e proteger a natureza e os animais, pois se tu és meu pai, também és meu criador, e quem criou a mim, também criou a natureza.
Para dizer QUE ESTAIS NO CÉU, devo antes fazer uma profunda análise em minha consciência, procurando lembrar-me de quantas vezes te julguei como um celestial pai, pois, na realidade, sempre vivi me preocupando com coisas materiais.
Para dizer SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME, devo antes verificar se não cometi sortilégios ao adorar outros deuses até acima de ti.
Para dizer VENHA À NÓS O VOSSO REINO, devo antes examinar minha consciência e procurar saber se não digo isto apenas por egoísmo, querendo de ti tudo, sem nada dar em troca.
Para dizer SEJA FEITA A VOSSA VONTADE, devo antes buscar meu verdadeiro Ser e deixar de ser um falso Cristão, pois a tua vontade é a união fraternal de todos os seres que criaste.
Para dizer ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU, devo antes deixar de ser mundano e me livrar dos desenfreados prazeres, das orgias, do orgulho e do egoísmo.
Para dizer O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE, devo antes repartir o pão que me destes com os meus irmãos mais carentes e necessitados, pois é dando que se recebe; é amando que se é amado.
Para dizer PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO TEMOS PERDOADO À QUEM NOS TEM OFENDIDO, devo antes verificar se alguma vez tornei a estender a minha mão aquele que me traiu; se alimentei àquele que me tirou o pão; se dei esperanças e acalentei àquele que me fez chorar; pois só assim terei perdoado àquele que me ofendeu.
Para dizer E NÃO NOS DEIXAI CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRA-NOS DO MAL, devo antes deixar limpo o foco de meus pensamentos; amparar a mão estendida; socorrer o pedido de aflição; alimentar a boca faminta; iluminar os cegos e amparar os aleijados, ajudando a construção de um mundo melhor.
E final mente, para dizer AMÉM, deverei fazer tudo isso agradecendo ao meu Criador, cada segundo de minha vida, como a maior dádiva que poderia receber. No entanto Senhor, embora procure assim proceder, ainda não me julgo suficientemente forte, no intuito de tudo isto te prometer e cumprir. Perdoa-me, Senhor meu Pai, porém minha perfeição a tanto ainda não chegou.
sexta-feira, 19 de abril de 2013
Por todos aqueles que vieram antes de nós
“Por todas as nossas relações”
Honramos:
Todas as nossas conexões com a teia da vida
Por todas as pessoas de nosso convívio
Por todos aqueles que cruzaram,
cruzam
e hão de cruzar nossos caminhos com seus nobres ensinamentos
Por todos aqueles que vieram antes de nós
Por todos aqueles que virão depois de nós
Por todos os povos do Leste
Por todos os povos do Oeste
Por todos os povos do Norte
Por todos os povos do Sul
A nossa Mãe Natureza
E ao Grande Espírito
domingo, 14 de abril de 2013
Referência de vida humana: Madre Tereza de Calcutá e Mahatma Gandhi
Hoje gostaria de compartilhar com vocês belos e inspiradores ensinamentos de duas pessoas que devemos ter como referência de vida humana: Madre Tereza de Calcutá e Mahatma Gandhi.
Ela, um exemplo de amor a Deus e de total cumplicidade aos ensinamentos de Jesus que estão além de uma doutrina religiosa, exemplo de abnegação, de humanidade, de simplicidade e compaixão ao seres humanos. Uma mulher que dedicou a sua vida aos pobres, vivendo a plenitude do amor e da esperança.
Ele, um líder, um sábio, um persistente pacificador que vivencia e prova à toda humanidade que a não violência é a solução para a verdadeira liberdade, que o exemplo gera mudanças, que o amor cura, uni, nutri, pulsa, educa, faz nascer, entusiasma, alivia, cultiva, mobiliza, possibilita a vida, que só com amor somos capazes de conquistar a mais bela riqueza: a Paz.
Conhecendo a conduta, o trabalho, o amor e a fé desses dois grandes instrumentos de Deus fico pensando no quanto ainda temos que avaliar e reavaliar nossa conduta como religiosos, como formadores de opinião (seja em nossa família, trabalho ou até em nosso meio religioso) ou simplesmente como Ser Humano. Penso se seríamos capazes de enxugar feridas, de jejuar em favor da paz, lutar por direitos de pessoas que nem conhecemos, de ir preso dezenas de vezes ou ouvir calúnias só por falar em igualdade, liberdade, amor e simplicidade e mesmo assim NÃO DESISTIR.
Temos muito o que pensar, mesmo porque também somos instrumentos de Deus, também somos capazes, também podemos mudar a vida de muitas, muitas e muitas pessoas… basta querer, trabalhar e amar incondicionalmente como esses grandes espíritos.
“A minha fé mais profunda é de que podemos mudar o mundo pela verdade e pelo amor.”
“A força não provém de uma capacidade física e sim de uma vontade indomável.”
“Dai-me um povo que acredita no amor e vereis a felicidade sobre a terra.”
“O único tirano que aceito nesse mundo é a pequena voz silenciosa que há dentro de mim.”
“Para mim, as diferentes religiões são lindas flores provenientes do mesmo jardim. Ou são ramos da mesma árvore majestosa. Portanto, são todas verdadeiras.”
“É ocioso pensar sobre o justo e o injusto, o certo e o errado e os feitos passados. O útil é analisar e se possível extrair uma lição para o futuro.”
“Que a nossa mensagem seja a nossa própria vida. Se cuidarmos do hoje, Deus cuidará do amanhã.”
Gandhi
“Outro dia sonhei que estava nos portões do paraíso e São Pedro disse:’Volte para a Terra. Não existem favelas aqui’.”
“Quando vejo o desperdício, sinto raiva dentro de mim. Eu não aprovo eu mesma sentir raiva. Mas é algo que não se pode evitar de se sentir após vermos a Etiópia.”
“Às vezes pensamos que a pobreza é apenas fome, nudez e desabrigo. A pobreza de não ser desejado, não ser amado e não ser cuidado é a maior pobreza. É preciso começar em nossos lares o remédio para esse tipo de pobreza.”
“Eu vejo Deus em cada ser humano. Quando limpo as feridas do leproso, sinto que estou cuidando do próprio Senhor. Não é uma experiência maravilhosa?”
“Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação.”
“Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano. Mas o oceano seria menor se essa gota faltasse.”
“O milagre não é realizarmos esse trabalho, mas que sejamos felizes fazendo-o. A mais terrível pobreza é a solidão e o sentimento de não ser amado.”
“Se você julga as pessoas, não tem tempo de amá-las.”
“Tento dar aos pobres de amor o que os ricos conseguem com o dinheiro. Não, eu não trocaria um leproso por mil pounds, contudo, de boa vontade o curarei pelo amor de Deus.”
“Encontrei um paradoxo, que se você amar até doer, não poderá haver mais dor, somente amor.”
“Não sei ao certo como é o paraíso, mas sei que quando morrermos e chegar o tempo de Deus nos julgar, Ele não perguntara quantas coisas boas você fez em sua vida, antes ele perguntará quanto amor você colocou naquilo que fez.”
“Não ser desejado, não ser amado, não ser cuidado, ser esquecido por todos, isso acredito ser fome muito maior, uma pobreza muito maior do que a de uma pessoa que não tenha nada para comer.”
“Não pense que o amor para ser genuíno tenha que ser extraordinário. O que é preciso é amarmos sem nos cansarmos de fazê-lo.”
“Tenha fé nas pequenas coisas, pois é nelas que a sua força reside.”
“Sei que Deus não me dará nada que eu não possa lidar. Apenas gostaria que Ele não confiasse tanto em mim.”
“Nesta vida não podemos realizar grandes coisas. Podemos apenas fazer pequenas coisas com um grande amor.”
“Não nos sintamos satisfeitos apenas dando dinheiro. O dinheiro não é suficiente, o dinheiro pode ser obtido, mas eles precisam de seu coração para amá-los. Portanto, espalhe o seu amor por onde quer que vá.”
Madre Tereza de Calcutá
Doutrina de Demanda - Auto Demanda.
Estava lendo alguns posts na internet, encontrei um texto muito interessante com o nome de "Doutrina da Demanda", eu gosto de chamar de demandar contra si mesmo, ás vezes ficamos preocupados de recebermos demandas, mas afirmo a todos que nosso maior inimigo somos nós mesmos, antes de fazermos qualquer tarefa já pensamos "Não consigo" isso cria uma barreira e realmente fica mais difícil concluirmos aquela tarefa isso é demandar contra si mesmo.
Leiam o texto da Áurea de Oliveira :
Temos na Umbanda uma “Doutrina de Demanda”, ou seja, qualquer problema que a pessoa esteja passando é visto como sendo uma demanda e muitas vezes é esquecida a responsabilidade da pessoa envolvida.Vejamos:
No Kardecismo tudo é encarado como um carma, (do sânscrito, ação), ou seja , resultado de nossas ações passadas, as vezes mal entendidos, como se fosse uma conta bancária que temos que saldar, e de qualquer forma a pessoa entende a sua responsabilidade.
No Budismo todo sofrimento é visto como uma ilusão decorrente do apego à matéria onde se entende que a pessoa tem a responsabilidade de se desapegar da matéria para livrar-se do sofrimento.
No Judaísmo, o ser reconhece os seus pecados e muitas vezes usa um “Bode Expiatório” para livrar-se dos erros por ele cometido, o “Bode” simboliza o sacrifício e mais do que isso, o auto-sacrificio para alcançar a absolvição.
No Catolicismo nascemos predestinados e podemos melhorar nossa situação, reconhecendo os nossos pecados, “Somos Todos Pecadores”, pedindo perdão e rezando para obter a absolvição e no catolicismo não há sacrifício animal, pois Jesus o “Ultimo Cordeiro”, dando seu “Sangue Por Nós” tendo assim o dom do perdão.
No Taoismo o Tão é o Tudo, é o equilíbrio. O sofrimento vem quando a pessoa luta contra a sua natureza, quando age de forma antinatural, quando deixa de seguir o rumo do rio e a responsabilidade é assumida por reconhecer que está vivendo sem equilíbrio, a busca pelo “caminho Novo”, é algo que deve ser alcançado pelo ser.
Na Umbanda vivemos a “Doutrina da Demanda” que muito nos tem prejudicado, pois as pessoas tem esquecido as suas responsabilidades.Se analisarmos a maioria das demandas são feitas por nós mesmos com nossos comportamentos desregrados.Na “Doutrina da Demanda”, quando um filho de Fé não consegue resolver seus problemas, ele põe a culpa na Religião e se afasta dela, como se a Religião fosse uma fabrica de milagres ou como se os Guias fossem “Deus” que tudo podem.Vamos assumir a responsabilidade por nossa situação e lembrar que o melhor que a Religião nos oferece não são milagres de solução material, mas de “Reforma Intima”.Dêem um basta á “Doutrina da Demanda”, expliquem aos médiuns e consulentes que podemos sim, limpa-los, desobsediá-los, quebrar demandas e encaminhar espíritos, mas o grande responsável pelas “Portas Negativas” que se abrem é a própria pessoa que uma vez limpa, deve dar início a reforma interior.O mundo exterior de cada um é apenas um reflexo do seu mundo interior, não existem grandes mudanças no exterior, na matéria, sem a mudança interior espiritual.Se vale a pena citar um exemplo, me lembro de um senhor que ao ver inúmeras amarras negativas e trabalhos serem desfeitos queria ele o nome da pessoa que tinha feito aquilo para o seu mal, e após insistir em saber quem tinha lhe feito mal, o Caboclo que estava atendendo solicitou ao Cambone que fosse buscar um espelho para que aquele senhor pudesse ver quem realmente o prejudicava...
Uma criança triste em um lar feliz
"Os olhos de uma criança nunca mentem. Essa frase descreve a profundidade do olhar de uma criança, capaz de revelar seus sentimentos mais íntimos".
Ao olhar nos olhos de uma criança, você pode perceber todos os sentimentos que rodeiam seu coração. É possível perceber emoções que se escondem atrás de sorrisos, brinquedos e palavras. Pois para elas tudo é sempre tão simples, mas nem sempre tão colorido.
Famílias felizes, piquenique no final de semana que reúne a todos em torno de uma toalha de pano xadrez, aqueles lanchinhos saborosos preparados com tanto amor pela mamãe, o papai que corre e brinca como se fosse criança outra vez. Tudo parece tão feliz, tão certinho. Mas por dentro um sentimento de solidão, um sorriso vazio que apenas serve para contentar quem estiver por perto. Quem nunca se sentiu um estranho no ninho?
Na visão reencarnacionismo o espírito tem a oportunidade de voltar para a terra para resolver pendências de vidas anteriores, melhorar seus aspectos negativos, crescer e evoluir. Ao chegar a terra, esse espírito recebe o corpo que melhor se assemelha às necessidades de sua missão. Da mesma maneira, as pessoas que estarão em seu convívio são selecionadas para oportunizar situações que facilitem seu desenvolvimento físico, mental e espiritual.
Dentre tantas relações que o ser pode experimentar enquanto encarnado, sem dúvida, a família se destaca na intensidade emocional em que se apresenta na vida das pessoas. Sua influência na vida de cada membro é imensurável. Cada um pode perceber, inconscientemente, sua família de maneira diferente, por isso algumas situações podem gerar diversos sentimentos diversos, dependendo muito do entendimento congênito do ser em questão.
Sentir-se triste ou desamparado, mesmo quando todos acham que não há motivos para isso, pode acontecer. Compreender qual a causa destes sentimentos pode ser a cura. Mas algumas vezes é necessário ir mais a fundo na busca dessas causas: estar disposto a conhecer seu universo íntimo, acessando seu banco de dados e procurando a raiz desse sentimento. Em alguns casos a resposta pode estar escondida em outra vida, num lugar muito distante.
Através da Regressão Terapêutica, é possível acessar informações referentes a situações as quais a pessoa continue ligada. Essas lembranças, embora inconscientes, interferem nos sentimentos da vida atual, impossibilitando que o indivíduo se sinta completamente feliz.
Como dizia Chico Xavier: "Vieste no Lar que precisavas..." E nem sempre esse lar se apresentará de maneira fácil ou de convívio harmonioso, mas é o lar necessário para que desenvolva suas habilidades, sentimentos e emoções. Dentro do lar em que se encontra, você pode receber contribuições pra sua evolução, aprender a domar seus sentimentos terrenos, aprender a amar, dividir, sonhar... Aproveite a oportunidade que lhe foi dada. Ame agora sem esperar nada em troca. Seja, no seu Lar, uma criança feliz e viva intensamente.
POR: INNOVARE - luz da serra
Assinar:
Postagens (Atom)