Reiki é mais do que a componente terapêutico. É também uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e uma filosofia de vida. Nesse sentido, podemos falar numa perspectiva de autoconhecimento, de realização interior e de desenvolvimento da consciência.


domingo, 29 de julho de 2012

ANIMAIS DE PODER


A bastante tempo tenho vontade de postar sobre os animais de poder, animas esses que nos auxiliam em nossos trabalhos de LUZ e cura. A tempos atrás falei e falo até agora, só com o conhecimento é que posso ajudar alguém e a mim mesmo, pois de nada adianta perceber a energia, seres, animais se eu não souber o seu significa e o que posso fazer com tudo isso. Amigos, a fome de aprendizado tem que ser continua, nunca esquecendo da humildade, da seriedade e do paciência.

Em nossos trabalhos pude perceber alguns animais que se manifestaram, sei que muitos dirão(Loucura), mas essa presença de força, luminosa trás uma energia maravilhosa. Trabalhar com o povo Xamã, com Caboclos e animais desses povos é gratificante e com certeza nos deixa muito próximos aos nossos ancestrais.

Ressalto que não foi somente em meus trabalhos que pude perceber a presença de animais e  Xamãs , Caboclos, Índios; foi recendo a energia, sendo tratada por médiuns da casa que frequento e afirmo, a energia com esses animais é forte e devemos ficar honrados com tanta energia pura e de cura!

Abaixo, seguem alguns animais e seu significado:

BEIJA-FLOR – mensageiro da cura, amor romântico, claridade, graça, sorte, suavidade.

BORBOLETA – auto-transformação, clareza mental, novas etapas, liberdade.

BÚFALO – sabedoria ancestral, esperança, espiritualidade, paz, prece, tolerância.

CAVALO – poder interior, liberdade de espírito, viagem xamânica, força, clarividência.

CACHORRO – lealdade, habilidade de amar incondicionalmente, estar a serviço.

COIOTE - malícia, artifício, criança interior, adaptabilidade, confiança, humor.

CORUJA – habilidades ocultas, ver na escuridão, a vigília, a sombra, sabedoria antiga.

ELEFANTE – longevidade, inteligência, memória ancestral, proteção, auto-suficiência.

FALCÃO – precisão, preces ao Universo, mensageiro, olhar em volta, observar a distância.

GATO – entendimento sobre mistérios, sensualidade, limpeza, visões místicas, independência. Sempre associado com a magia, sensualidade, intuição e inteligência. Pode ser evocado para independência, liberdade, habilidade para andar só, achar conforto, graça. Para obter visões místicas

GOLFINHO – pureza, iluminação do ser, sabedoria, paz, amor, harmonia, comunicação.

LEÃO – poder, força, magestade, prosperidade, nobreza, liderança, coragem, segurança.

LOBO – amor, relacionamentos saudáveis, fidelidade, generosidade, ensinamento.

MORCEGO – renascimento, iniciação, reencarnação, habilidades mágicas.

ONÇA – espreita, proteção do espaço, silêncio, observação, precisão.

PANTERA – mistério, sensualidade, sexualidade, beleza, sedução , força, flexibilidade.

SAPO – evolução, limpeza, transformação, mistério, humor, emoções.

TARTARUGA – estabilidade, organização, longevidade, honra, paciência, sabedoria.

URSO – introspecção, intuição, cura, consciência, ensinamentos, curiosidade.


A presença desses três animais abaixo foram sentidas com muita frequência, por isso acho importante ressaltar os mesmos, pois fomos abençoados com sua presença e afirmo, só com o conhecimento podemos prestar energia de cura com respeito, com sabedoria:

Águia


As Águias são consideradas um bom augúrio. Elas representam a proteção, sabedoria, abundância, força, espiritualidade. Muitos xamãs dizem que quando se está rezando ou fazendo cerimônias, e elas aparecem no ar, significa que as preces serão atendidas. A Águia carrega nossas preces diretamente para o Grande Espírito. Ela fala da energia e poder das Quatro Direções, do fluxo sagrado. Ela fala da verdade que ecoa em nossos corações e espíritos. E ela fala em andar na beleza. A Águia é a mestra das alturas, ela mantém um perfeito equilíbrio entre a Terra e o Céu. Representa a energia solar. É o equilíbrio de três energias: o Céu simboliza nossa natureza espiritual, a Terra nossa natureza física e o Sol energia de vida. A águia guia e traz equilíbrio e harmonia entre essas tres forças essenciais. A Águia nos ajuda a ver acima da ignorância, ela é a conexão do Eu Inferior com o Eu Superior. Os nativos norte-americanos dizem que ela voa perto do Sol, significando a iluminação do Grande Espírito. Ela ensina a atacar com coragem o medo do novo, do desconhecido, para conhecer novos horizontes, a ir por níveis superiores de consciência. É o simbolo da liberdade. A Águia tem sido cultuada e reverenciada por muitos povos há milênios. É incontestável a força do seu simbolismo no inconsciente coletivo da humanidade. Curandeiros e xamãs usam suas penas como um importante instrumento de poder curativo. Com os olhos da Águia podemos ver com a visão da luz solar clareando a verdade na escuridão da ilusão. Esta visão clara permite-nos ver à distância, para enxergar a nossa própria vida, livre de preconceitos e preocupações. Permite-nos voar longe dos limites dos detalhes, focando as coisas mais importantes e, desenvolvendo nossos espíritos. A Águia ensina a ampliar a percepção sobre nós mesmos além dos horizontes visíveis.

LOBO

O Lobo simboliza inteligência, sabedoria e cura, ele partilha sua energia com os demais. Ele é o arquétipo do professor, precussor de novas idéias. Ele sai, aprende e volta ao seu clã para ensinar o que aprendeu. O Lobo quando encontra e escolhe uma parceira geralmente é para o resto da vida, é ligado à família, embora mantenha um caráter individualista e solitário. A energia desse animal nos ensina a buscar nossa verdadeira matilha, nosso clã, família ou escolher um(a) companheiro( a) que possa acompanhar esse novo ciclo. Mas também importa, acima de tudo, em isolar-se de forma que possa escutar sua voz interior. Podendo ser um isolamento em algum Lugar de Poder, ou se não for possível esse isolamento, busca pelos ensinamentos sagrados nos quais acredita que a sua voz interior possa vir a manifestar-se com clareza. Busca sua intuição. Com certeza, se há algum impasse, ao invocar a energia do Lobo como Animal Sagrado, o xamã será impelido a aprender com sua própria sabedoria, ou com a sabedoria ancestral. Aprender a escutar sua própria intuição e voz interior.

COBRA

As Cobras diferem das serpentes. Ela simboliza a cura física, mental, emocional e espiritual. São raras as pessoas pertencentes ao totem da Cobra. A iniciação no totem da Cobra pressupõe que as pessoas tenham vivido e experimentado as múltiplas mordidas da Cobra, e que tenham se tornado capazes de transmutar todos os venenos, quer sejam de natureza física, mental, emocional ou espiritual. O poder de cura da Cobra representa o poder da criação, porque engloba a sensualidade, a energia psíquica, a alquimia, a reprodução e a ascensão (ou imortalidade) . O ciclo de transmutação, que consiste em viver-morrer- renascer, é simbolizado pela troca de pele da Cobra. A energia da Cobra é a energia da totalidade da consciência cósmica e da capacidade de viver todas as experiências de peito aberto, sem oferecer resistência. É a consciência de que todos os elementos da criação possuem o mesmo valor. Assim, se a pessoa estiver centrada, no estado de espírito correto, saberá que aquilo que é normalmente encarado como veneno pode ser comido, digerido, assimilado e transmutado. O veneno sempre pode ser transformado em energias positivas. Thot, o pai da Alquimia, criou o símbolo de duas cobras enroladas em uma espada para representar o processo de cura. Cada organismo vivo possui uma porção masculina e uma porção feminina. O processo de fusão da energia masculina com a energia feminina gera uma energia divina, a energia da criação e da transmutação. Quando aceitamos a idéia de que possuímos estas duas energias em nós, podemos criar um espaço para que elas se mesclem e convivam em harmonia. O totem da Cobra nos ensina que somos seres universais. Se conseguirmos aceitar e harmonizar todos os diferentes aspectos de nossa vida, poderemos alcançar a transmutação do nosso ser por intermédio da energia do fogo. Essa energia do fogo, atuando no plano material, gera paixão, desejo, procriação e vitalidade física. No plano emocional gera sonhos, ambição, criatividade e coragem. No plano mental gera inteligência, poder, carisma e capacidade de liderança. Quando a energia do fogo atinge o plano espiritual, ela se transforma em sabedoria, compreensão, sentimento de integração com o Todo e de conexão com o Grande Espírito que nos criou.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Reiki auxilia no combate à depressão



De repente, recebemos uma notícia que não esperávamos ou vivemos uma experiência negativa que nos deixa abalados, que nos tira do eixo, como a morte de um ente querido, a perda de um emprego, as desavenças, a queda financeira, o final de um relacionamento amoroso, doença em família, assaltos, seqüestros, estupros, etc.
O impacto com que recebemos e a forma como digerimos estas notícias ou vivemos essas experiências já trazem inúmeras conseqüências sobre os nossos campos mental, emocional, físico e energético.
A tristeza e a apatia nos abatem, surge a melancolia e a baixa auto-estima alterando todo o mecanismo de funcionamento do nosso organismo.
Quando esse estado nos atinge é comum que perdure por alguns dias mas após um curto período de tempo nos recuperamos resgatando a nossa disposição para vivermos o nosso dia-a-dia.
No entanto, quando o nosso organismo permanece por longos períodos neste estado de desânimo e apatia é sinal de que algo não está bem podendo ser uma depressão.
Existem diversas pessoas que apresentam uma tendência natural a se deprimir de tal forma que não encontram prazer em nada, vivem murmurando e se lamentando e esquecem de desfrutar o que a vida tem de melhor.
Muitas vezes essa conduta pessimista e sem perspectiva da vida pode ser atribuída a fatores endógenos de origem biológica, constitucional ou hereditária e a fatores exógenos promovidos por outras pessoas, família, ambiente, etc. representando uma associação de aspectos psicológicos e orgânicos.
A depressão é uma disfunção do organismo que tem como principais sintomas de ordem física as dores, problemas digestivos, fadiga, cansaço, alterações do sono, excesso ou perda de apetite, dificuldade de memorização, etc. Os sintomas de ordem emocional e mental mais referidos são irritabilidade, desinteresse, falta de iniciativa, insatisfação, falta de humor, pessimismo exagerado, tendência ao choro, etc.
Muitos pesquisadores entre médicos e psicólogos têm estudado hoje também as causas de origem espiritual por concluírem que além dos mecanismos psicológicos e orgânicos existem as influências de traumas e experiências espirituais que muito colaboram para a instalação do quadro depressivo.

Nas referências científicas do Dr. Brian Weiss, médico da Columbia University estão colocadas terapias de acesso às memórias de vidas passadas como excelente recurso terapêutico de resultados muito positivos no tratamento de pacientes depressivos e com outras enfermidades psíquicas. Isto comprova a grande influência do aspecto espiritual sobre os casos depressivos.
Neste aspecto é que coloco a importância do Reiki como uma excelente terapia de combate à depressão colaborando na cura de emoções de vidas passadas.

Quando recebemos a aplicação ou nos auto-aplicamos Reiki entramos numa viagem espiritual que nos traz caminhos para a autocura.

Quem recebe Reiki obtém benefícios como:

- reequilíbrio dos 7 chakras;
- ativação do sistema imunológico;
- melhoria do funcionamento dos órgãos e da pele;
- relaxamento profundo;
- desintoxicação orgânica;
- cura de inúmeras doenças físicas, emocionais e espirituais;
- desbloqueio das energias permitindo fluir o fluxo energético- analgesia em pacientes terminais proporcionando alento à alma;
- potencialização de tratamentos como rádio e quimioterapia, terapias psicológicas, tratamentos com medicação, reabastecendo o organismo desgastado;
- aplicação em crianças, adultos ou idosos;
- revitalização celular e reprodução de células novas energizadas e potencializadas com a energia Reiki;
- auxílio nas depressões, síndrome do pânico, angústia, insônia;
- auxílio nas inflamações e infecções agudas e crônicas em geral atenuando dores de qualquer etiologia;
- interrupção de hemorragias;
- equilíbrio da pressão arterial;
- normalização das secreções hormonais pelas glândulas;
- ativação de cicatrização de ferimentos;
- pré e pós cirúrgicos mais bem sucedidos;



Quem aplica Reiki também é favorecido pela absorção da energia envolvida durante a aplicação em outras pessoas como:

- fortalecimento do corpo e da mente;
- combate ao stress, doenças psicossomáticas e emocionais;
- equilíbrio e harmonização dos seus chakras;
- melhoria em sua defesa imunológica com maior produção de anticorpos constatados cientificamente através de exames laboratoriais específicos;
- melhoria da concentração, da memorização e do poder de observação;
- desenvolvimento maior de sua intuição;
- promoção do seu crescimento pessoal;
- relaxamento das tensões emocionais;
- desintoxicação do corpo físico e emocional;
- melhoria da sua auto-estima;
- redução de dores, tensões e ansiedades;
- desenvolvimento da criatividade;
- desenvolvimento do espírito de sacrifício e caridade;
- ampliação da autoconsciência;
- revitalização do organismo;
- promoção da sua auto-cura;
- melhoria do seu humor despertando maior alegria e prazer em vivenciar suas experiências e aprendizados;
- transformação dos valores existenciais;
- prática do amor de modo mais efetivo;
- ampliação da sua aura a cada nova sintonização com inúmeros benefícios energéticos;
- absorção de 30 % da energia aplicada em outra pessoa durante a terapia;
- conscientização do seu papel como integrante do planeta Terra;
- desenvolvimento do Amor Incondicional aos demais seres vivos, à natureza e à nossa Mãe-Terra.

Foi constatado por Reikianos do mundo todo que a prática diária de auto-aplicação de Reiki previne os quadros depressivos atuando como meio profilático de grande importância, trazendo equilíbrio energético que se reflete nos campos físico, emocional, mental e espiritual.

RESGATE O PODER DIVINO QUE HÁ EM VOCÊ! ABRA SUA MENTE PARA O PODER CURATIVO QUE O NOSSO CRIADOR NOS CONCEDEU! CURE-SE! CURE SEU SEMELHANTE! EQUILIBRE O PLANETA-TERRA, NOSSA NAVE- MÃE!
Fonte: http://somostodosum.ig.com.br por Juliana Fernandes

terça-feira, 17 de julho de 2012

Trabalhadores da LUZ - Eles simplesmente têm uma história diferente.

Uma observação sobre o conceito de "Trabalhador da Luz"


A expressão "Trabalhador da Luz" pode provocar mal-entendidos, já que diferencia um grupo particular de almas, do resto. Além disso, pode parecer sugerir que este grupo particular é, de algum modo, superior aos outros, por exemplo, àqueles "não Trabalhadores da Luz". Toda esta linha de pensamento está em desacordo com a própria natureza e objetivo do trabalho da Luz. Permitam-nos expor brevemente o que há de errado nisso.

Primeiro, pretensões de superioridade geralmente não são iluminadas. Elas bloqueiam seu crescimento em direção a uma consciência livre e amorosa. Segundo, os Trabalhadores da Luz não são "melhores" nem "superiores" a ninguém. Eles simplesmente têm uma história diferente daquela dos que não pertencem a este grupo. Graças a esta história peculiar, que discutiremos mais adiante, eles têm certas características psicológicas que os distinguem como um grupo.

Terceiro, toda alma chega a ser um Trabalhador da Luz em determinada etapa do seu desenvolvimento. Portanto, a qualificação "Trabalhador da Luz" não está reservada para um número limitado de almas.

A razão pela qual utilizamos o termo "Trabalhador da Luz" - apesar dos possíveis mal-entendidos - é porque ela traz associações e agita memórias dentro de vocês que os ajuda a recordar. Também há uma conveniência prática, já que este termo é freqüentemente usado em sua literatura espiritual corrente.

RAÍZES HISTÓRICAS DOS TRABALHADORES DA LUZ

Os Trabalhadores da Luz trazem consigo a habilidade de alcançar o despertar espiritual mais rapidamente que outras pessoas. Eles carregam sementes internas para um rápido despertar espiritual. Por causa disso, parecem estar numa via mais rápida que a maioria das pessoas, se assim escolhem. Mais uma vez, isto não acontece porque os Trabalhadores da Luz sejam de algum modo almas "melhores" ou "superiores". No entanto, eles são mais velhos que a maioria das almas encarnadas na Terra atualmente. Esta idade "mais velha" deve ser entendida, de preferência, em termos de "experiência", mais que de "tempo".

Os Trabalhadores da Luz alcançaram um estágio particular de iluminação, antes de encarnarem na Terra e começarem sua missão. Eles escolheram conscientemente envolver-se na "roda cármica da vida" e experimentar todas as formas de confusão e ilusão que fazem parte dela.

Fizeram isto para compreender completamente "a experiência da Terra". Isto lhes permitirá cumprir sua missão. Só passando, eles mesmos, por todos os estágios de ignorância e ilusão, é que eles possuirão finalmente as ferramentas para ajudar os outros a alcançar um estado de verdadeira felicidade e iluminação.

Por que os Trabalhadores da Luz perseguem esta missão sincera de ajudar a humanidade, mesmo correndo o risco de se perderem, durante eras, na densidade e confusão da vida terrestre? Esta é uma questão da qual nos ocuparemos extensivamente mais adiante. Agora, diremos apenas que isto tem de ver com um tipo de carma galáctico.

Os Trabalhadores da Luz presenciaram a véspera do nascimento da humanidade na Terra.


Fonte: http://odiadaluz.webnode.com/trabalhadores-da-luz






Elevem seus pensamentos - Mensagem Mestre Pórtia.



Meus filhos amados,

Meu coração está junto de vocês, amados, sempre que seus pensamentos estiverem em conexão com a poderosa Chama Divina, a Chama Violeta. Elevem seus pensamentos quando quiserem conectar-se com essa energia. Conectem-na com o coração e a chama começará a acender no seu cardíaco, se expandirá e se ampliará. Depois, deixem suas mentes ligarem-se ao Criador através do coronário. A chama se expandirá na medida em que seu coração der o fluxo e o ritmo, através da vibração do amor que emana de dentro de vocês. É como o ritmo do batimento cardíaco. A cada batida, um impulso magnético acende a chama no seu interior. Encham seu coração de amor universal e incondicional a todos os seres e trabalhem, meus filhos. Envolvam a tudo e a todos com essa chama, a começar por vocês mesmos.

Necessitamos que vocês estejam ligados neste trabalho de transmutação de tudo que não serve mais, do mundo que desejamos transformar, dos corações que queremos auxiliar, da nova raça que queremos consolidar, da natureza que queremos renovar e tudo isso para que possamos adentrar numa nova faixa vibratória, necessária para este momento.

Não deixem que as pequenas mazelas do seu dia-a-dia modifiquem o seu estado de humor e resultem em desarmonia. É essencial que reservem alguns momentos para vocês, em completo silêncio interior, buscando seu eixo de equilíbrio. Para isso, não deixem de utilizar os recursos de que vocês já dispõem e que podem ser potencializados através da conexão com o Alto. Vocês se esquecem dos instrumentos que possuem em sua mãos, os quais, generosamente, o Alto lhes reserva. Deixando-se envolver pelo desequilíbrio geral que os rodeia, vocês se esquecem de acionar as alavancas dos instrumentos disponíveis.

Ao se levantarem de manhã, não saiam em desabalada carreira para iniciar seu dia. Se há um determinado horário a cumprir, acordem meia hora mais cedo que o habitual e meditem, ligando-se ao Criador e oferecendo sua mãos, seu coração e seu amor. Peçam as bençãos do Céu para suas ações e seus pensamentos. Ofereçam seu dia ao Criador. E, mesmo que aquele dia não seja como vocês imaginaram, se estiverem em conexão com o Criador, certamente farão deste dia um aprendizado para suas almas e a cada dia essa conexão irá aumentando, na medida em que persistirem na ligação com a Fonte Divina que está dentro de cada um, através da meditação.

Estamos simplesmente relembrando dos recursos que vocês já dispõem interiormente. Não deixem portanto que sua harmonia seja quebrada. As cores, em forma de energia, estão aí para serem utilizadas. Os Seres de Luz estão aí, igualmente, para lhe dar o seu coração, em forma de amor, amparando-os em quaisquer situações.

A qualquer momento do dia, lembrem-se de acionar as alavancas de seus instrumentos sempre que uma dúvida lhes assaltar, sempre que seus corações se sentirem apertados. Nossos corações estão sempre a envolvê-los, colocando em seus caminhos as pedras coloridas do arco-íris. Basta que enxerguem suas cores, seus nuances e a harmonia que existe em cada momento. Basta saber enxergar a divindade em qualquer lugar e situação: tudo está absolutamente certo. Até no desequilíbrio, para que cada um possa tirar proveito dos ensinamentos ainda não incorporados em suas almas. Mas para que sofrerem, se há possibilidades maiores de paz e harmonia? Reflitam, pois, em que situações querem viver. Se optarem pela negatividade, aqui estaremos para lhes amparar e mostrar outras alternativas. Se optarem pelo positivo, pelo amor, cobriremos vocês de bençãos, derramando as cores do arco-íris sobre seus corações.

Que a Chama Violeta de Saint Germain lhes envolva e envolva também todas as suas ações e pensamentos, abrindo os caminhos para uma nova consciência de Amor e Luz.

EU SOU Pórtia

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Os Quatro Ventos


Os Quatro Ventos está ligado a cada uma das Direções, cada um deles tem um Espírito Guardião, um Totem Animal, estão associados a um Elemento, a uma estação e guarda uma série de lições de poder que ensina a caminharmos com beleza sobre a Mãe Terra.

Os Espíritos Guardiões são os Seres responsáveis para nos ensinar o poder da sua respectiva direção.


Os Espíritos Guardiões são os Seres responsáveis para nos ensinar o poder da sua respectiva direção.
ÁGUIA - O Guardião do Vento Leste é Wabun, aquele que nos traz o vento morno do Leste, a promessa da primavera, a abertura para a busca da iluminação ao nascer do sol. É a direção da visão, da criatividade e da expansão da consciência. Está ligado ao nascimento e a energia masculina. Após o inverno é tempo de despertar, onde as sementes brotam com toda sua pureza e energia que recebeu do Pai-Sol.

A Águia, aquela que voa mais alto e mais longe enxerga, é o totem animal de Wabun. O fogo é o seu elemento, e ao construirmos um altar xamânico do Círculo da Vida ela, essa direção é representada por uma vela.

Sua cor é o amarelo. A direção leste é o caminho do visionário, da onde vem o poder da luz, um portal para o espírito. Procure se sentar ao Leste e conecte-se com o Sol ou o fogo, pedindo clareza, criatividade, força, maior espiritualização e definir um novo projeto ou ciclo de vida.




COIOTE - O Guardião do Vento Sul é Shawnodese, aquele que nos traz do Sul o vento quente do verão, que promove o crescimento e a fruticação. É a direção do caminho da cura da criança interior e do amor. É um local de inocência, humildade, fé e confiança.

Seu animal totem é o Coiote que nos prega peças para nos ensinar, quando esquecemos a nossa criança interior e de nossa inocência. Está ligado ao sol do meio-dia.

Seu elemento é a Água, e em nosso altar a representamos com um copo de água. Sua cor é o vermelho. A direção sul é o caminho do curador, um portal para as emoções. Procuremos sentar ao Sul perto de um riacho ou ao lado de uma fonte d'água, percebendo suas emoções, identificando suas feridas e procurando conectar-se com sua criança interior, deixe fluir seus sentimentos, avaliando suas ações e procurando uma maneira de evitar ser pego numa armadilha. Lembre-se de ter confiança e fé em si e no mundo.


URSO - O Guardião do Vento Oeste é Mudjekeewis, aquele que nos traz do Oeste o vento fresco do outono, que favorece a instrospecção e a contemplação da colheita. É a direção que indica o caminho da cura física, o poder da transformação e introspecção.

Seu animal totem é o Urso que nos convida a entrarmos na escuridão da caverna, onde enfrentaremos nossos medos.

Seu elemento é a Terra, e representamos essa direção em nosso altar com uma pedra, cristal ou um pote com terra. Sua cor é o preto. A direção oeste é o caminho do guerreiro, o portal para o corpo. Essa direção esta representada pelo por do Sol. Sente-se ao oeste vendo o sol se por e sinta a escuridão o cercando e transformando-se numa grande caverna escura, procure meditar profundamente envolto em total silêncio. Lute contra si mesmo, enfrente os desafios que se apresentam, sinta-se morrer e renascer, dentro da Mãe Terra que nos curou e nos regenerou através de sua força feminina.


BÚFALO BRANCO - O Guardião do Vento Norte é Waboose, que nos traz o vento frio do inverno, que purifica a terra e obriga os homens ao isolamento da renovação. É a direção que nos indica o caminho que devemos seguir, aonde o guerreiro irá aprender com os conhecimentos dos mestres ancestrais.


Seu totem animal é o Búfalo Branco que nos ensina a agradecer humildemente as dádivas recebidas. Seu elemento é o Ar, que representamos como um incenso em nosso altar. Sua cor é o branco que simboliza a pureza da neve. A direção norte é o caminho do Mestre, o portal para a mente, onde aprendemos a sabedoria dos ancestrais. Procure sentar-se voltado para o norte numa alta montanha no meio da noite, buscando conectar-se com os ancestrais que com sua sabedoria irão abrir nossas mentes, libertando-nos de antigos padrões que ainda tenhamos, fazendo-nos pensar, sentir e agir no novo horizonte que se abre a nossa frente.

Cada direção é também ligada a uma hora do dia. O Leste com a madrugada e o nascer do Sol de um novo dia, o Sul com o meio-dia e o Sol à pino, o Oeste com o crepúsculo, quando o Sol vai descansar, o fim do dia e o tempo de reflexão e repouso, e o Norte com a meia-noite, o descanso e a renovação.

Cada um dos Quatro Ventos, das Quatro Estações e as Quatro Horas do dia, estão relacionados às influências no nosso modo de vida. De acordo com a cosmologia nativa, são especiais qualidades de influência do vento o poder que predominatemente carregamos de nosso nascimento, como nossa marca pessoal, codificado em nossa mente.
Os nativos relatavam tudo o que podia ser observado e entendido do meio-ambiente. Qualquer princípio ou lei cósmica ou natural, que afetava a vida do homem, os mistérios do nascimento e morte, o destino dos homens, podiam ser entendidos através da observação das forças naturais em ação.

Os nativos converteram o intangível até uma forma que pudesse ser entendida e relatada através de comparações (metáforas), com a natureza, com os animais, plantas e minerais. Animais selvagens, por exemplo, dividem o meio ambiente com eles. Eles conhecem os hábitos individuais e características de cada espécie, conhecem os diferentes temperamentos, e sabem que cada animal tem a sua personalidade própria. Eles comparam os segredos da natureza e as qualidades que possuem com características similares encontradas nos animais, répteis, pássaros, peixes, etc.

Em outra palavras, os nativos personificam essas forças intangíveis, que muitos povos de outras culturas associam humanizando seus deuses. Eles todavia, usam mais animais, plantas, minerais do que representações humanas. Essas personificações são chamadas de " TOTENS" .

Fonte:
xamanismolegadodenossosancestrais.blogspot.com




PURIFICAÇÃO COM FUMAÇA




Todos os caminhos espirituais tem rituais de limpeza e purificação.Antes que uma pessoa possa passar por uma sessão de cura, ou curar outra, deve limpar-se de todos os sentimentos maus, pensamentos negativos, espíritos maus ou energia negativa . Limpeza física e espiritual ajuda as energias curativas a virem desobstruídas.

Homens de Conhecimento dizem que toda a cerimônia, grupal ou individual, deve ser feita de bom coração, de modo que possa rezar, cantar, dançar de maneira sagrada, ajudada por bons espíritos. São várias as formas de purificação e limpeza: fumaça, banhos, passes, alimentação, recolhimentos, calor, etc.

A Fumaça de limpeza é a mais antiga e é também a mais popular do meio xamânico, para purificar pensamentos, sentimentos e espíritos. O efeito é sempre melhor, se utilizarmos o material apropriado, conchas e turíbulos com carvão.

Apenas por vivenciar nosso dia-a-dia podemos atrair energias, não procuradas, para achar um lugar em nossos corações. As frustrações, ciúmes, raiva, inveja, etc, que atacam os humanos. Então é necessário limpar a nós mesmos de tempo em tempo, e, mais especialmente, antes de irmos para um trabalho com qualquer poder medicinal. Nossos irmãos verdes, as plantas, tem o poder de limpar o coração,mente, corpo, espírito.

A fumaça restabelece equilíbrio e harmonia transformando a energia através do fogo e purificando com essência de uma planta. Cria um processo físico, pensamento externo, espelho interno ou processo espiritual de equilíbrio e restauração de harmonia.

Colocar a erva numa concha de abalone (ou outra) ou numa casca de coco, simbolizando o Elemento Água. A própria erva representa o Elemento Terra. O Elemento Fogo é representado por ele próprio no momento da queima. A defumação é abanada por uma pena representando o Elemento Ar.

Muitas plantas são usadas para este fim. As mais conhecidas aqui no Brasil são as famosas ervas da Jurema: Alecrim, Arruda, Alfazema, Guiné, Benjoim e outras. Vamos conhecer algumas de outras culturas.

Cedro


Leva nossas preces ao criador, evoca bons espíritos, queima as energias negativas e invoca as positivas.

O cedro foi a árvore para rituais mágicos de limpeza praticados na Mesopotâmia. O aroma do cedro proporciona clareza mental, gera auto-confiança e fé durante fases difíceis da vida. Os egípcios e o povo da Mesopotâmia, usavam o cedro para ter sonhos detalhados que poderiam ser úteis para encontrar soluções difíceis.
O cedro é bom para acompanhar meditações e reflexões.
O espírito do cedro é considerado muito antigo e sábio por tribos do Pacífico Noroeste.
É da árvore da vida e é queimado para expulsar forças negativas.


Copal



Era usada ritualisticamente por séculos. Os pedaços cristalizados da resina copal são colocados no carvão de lenha ardente que produz um fumo grosso, doce. A resina do Copal é queimada em cerimônias de proteção, limpeza e de purificação. A resina é extraída de um pinheiro que cresce no México.

Segundo as antigas lendas dos Maias, o copal foi extraído da árvore da vida que o Deus da Terra, presenteou para a humanidade em forma do sangue vital. É muito procurada por diversas tribos indígenas da América Central, fazendo parte de todas as rituais xamânes. No México conhece-se pelo menos três tipos de copal legítimo.
Copal negro possui um aroma levemente seco e acre, enquanto o copal branco é comparável com a resina de olíbano, entretanto, é considerado menos

Junípero



Segundo Eugênio Carlos, para os nativos americanos, Junípero foi uma das plantas mais usadas para a queima de incensos.Eles usavam a ponta dos galhos. Junípero cria uma fragância quente e doce,ela fortalece,cura,acentua e limpa. Os nativos americanos ainda usam Junípero para dar boas vindas aos hóspedes e para dar suporte quando realizam algumas cerimônias ,usam também para limpar animais(cavalos) e carros.
É muito usado quando se fazem orações ou cânticos sagrados. Sua fragância expande a mente, cria e expande espaços internos e aclara. É considerada uma árvore sagrada muito poderosa,que pode recarregar as energias internas e externas dos lugares.Conhecida como "A árvore da vida",textos antigos falam que "onde quer que eu tenha a fragância do junípero,o Diabo não pode ser encontrado".

Lavanda.



É nativa da europa, frequentemente utilizada para convidar os espíritos
O nome pode ser derivado do latim lavare = lavar ou lavandula = azulada.
Entre os egípcios, ela foi usada para mumificação.
Há uma lenda de que as roupas de Jesus cristo foram colocadas num arbusto de lavanda e adquiriu a fragrância. Alguns cristãos acreditam que usar perfume de lavanda é uma salvaguarda contra o mal.


Pétalas de Rosa

Produz um forte, quente e aromático perfume. Excelente para meditação, adivinhação.
Aumentae a capacidade psíquica e conecta-se coms seres de outras dimensões, possibilitando a comunicação.
Também são tradicionalmente ligadas ao amor, conferindo paz, estimulando apetites sexuais,para encontrar a beleza.


Salvia Branca


Para limpar maus sentimentos, más influências, para bloquear a entrada de maus espíritos .
Purifica os objetos cerimoniais. Eugenio Carlos acrescenta que os índios norte-americanos dizem que a fumaça da sálvia branca é para purificar o corpo, lugares e objetos pessoais. Por esta razão ela é muito sagrada para muitas tribos.

Algumas tribos colocam pedaços de sálvia branca na fogueira na convicção de que a planta purifique o próprio fogo.
Em algumas cerimônias dos índios Dakota, um galho de sálvia branca é colocado atrás da orelha para que os espíritos possam reconhece-lo.
Oferece a força, a sabedoria e a clareza da finalidade.


Fonte: www.xamanismo.com.br

A defumação na História

Por Eugênio Carlos


Ninguém sabe quando a humanidade começou a usar as plantas aromáticas. Estamos razoavelmente seguros de que os sentidos do homem antigo eram bem mais aguçados, e o sentido do olfato foi crucial para sua sobrevivência. Há evidência do período Neolítico de que ervas aromáticas eram usadas em culinária e medicina, e que ervas e flores eram enterradas com os mortos. A fumaça ou fumigação foram provavelmente um dos usos mais antigos das plantas, como parte de oferendas rituais aos deuses. Era provavelmente notado que a fumaça de várias plantas aromáticas tinha, entre outros, efeitos alucinógenos, estimulantes e calmantes. Gradualmente, um conjunto de conhecimentos sobre as plantas foi acumulado e passado a centenas de gerações de xamãs.

Os seres humanos tem uma ligação muito forte com as plantas. As plantas aromáticas têm sido honradas de um modo especial desde os tempos antigos. Eram utilizadas em rituais religiosos e mágicos, assim como nas artes curativas. Estas três práticas eram fundamentais para a existência humana (ainda hoje continuam sendo).

As grandes civilizações desaparecidas do Oriente Médio e do Mediterrâneo glorificavam os aromas, que faziam parte de suas vidas. Creio que conhecer um pouco da história dos aromas e da defumação mágica, é uma introdução adequada para sua prática.

Descendentes de Atlântida
Há 4000 anos, existia uma rota de comércio onde se cruzavam as culturas mais antigas do Mediterrâneo e da África. Através dela, acontecia o comércio e troca de diferentes mercadorias como por exemplo: ouro, olíbano, temperos e especiarias em geral; conseqüentemente, trocavam conhecimentos de suas diferentes culturas. E foi bem no meio desta rota que nasceu a maior civilização desta época: "O Egito".

A antiga civilização do Egito era devotada em direcionar os sentidos em direção ao Divino. O uso das fragrâncias era muito restrito. Inicialmente, sacerdotes e sacerdotisas eram as únicas pessoas que tinham acesso a estas preciosas substâncias. As fragrâncias dos óleos eram usadas em perfumes, na medicina e para uso estético, e ainda, para a consagração nos rituais. Eram queimados como incenso. Sobre as paredes das tumbas dos templos antigos perdidos no deserto, há um símbolo que aparece com freqüência que parece uma fumaça que sai dele mesmo. Isto confirma que no Egito se utilizava o incenso desde tempos antigos. Quando o Egito se fez um país forte, seus governantes importaram de terras distantes incenso, sândalo, mirra e canela. Esses tesouros aromáticos eram exigidos como tributo aos povos conquistados e se trocavam inclusive por ouro. Os faraós se orgulhavam em oferecer às deusas e aos deuses enormes quantidades de madeiras aromáticas e perfumes de plantas, queimando milhares de caixas desses materiais preciosos. Muitos chegaram a gravar em pedras semelhantes façanhas.

Os materiais das plantas aromáticas eram entregues como tributos ao estado, e doados a templos especiais, onde se conservavam sobre altares como oferendas aos deuses e deusas. Todas as manhãs as estátuas eram untadas pelos sacerdotes com óleos aromáticos. Queimava-se muito incenso nas cerimônias do templo, durante a coroação dos faraós e rituais religiosos. Queimava-se em enterros para extrair do corpo mumificado os espíritos negativos.

Sem dúvida o incenso egípcio mais famoso foi o Kyphi. O Kyphi se queimava durante as cerimônias religiosas para dormir, aliviar ansiedade e iluminar os sonhos.
Fonte: www.xamanismo.com.br

2012 - Uma Mensagem de Esperança II / A Message of Hope II (Legendado PT)

quarta-feira, 11 de julho de 2012

ESTUDO SOBRE PERISPÍRITO, DESDOBRAMENTO, OVÓIDES, CHACRAS, ETC

Melhor Explicação Animada que ja vi sobre Chakras! Parte 3

REIKI- Técnica que auxilia nos tratamentos da medicina tradicional



Terapias alternativas. Ultimamente elas têm ganhado espaço e muitas pessoas recorrem a cromoterapia, fitoterapia, acupuntura, florais, reiki, etc. para aliviar dores, cuidar de doenças do corpo físico. Uma delas, o Reiki, é uma arte milenar de cura pela imposição das mãos, aproxima o indivíduo do corpo Físico e de sua consciência. Ajuda no tratamento de todas as doenças. Ajuda a equilibrar a saúde Física, Emocional, Mental e Espiritual.
O Reiki não é um sistema religioso, não tem preconceitos nem restrições. É uma técnica que auxilia nos tratamentos da medicina tradicional, mas não elimina a necessidade de um encaminhamento ao médico quando for necessário. O Reiki é uma das terapias alternativas reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Com os desequilíbrios físicos, emocionais e mentais, que acontecem em nossas vidas diariamente, vamos adquirindo tensões, bloqueios energéticos e acabamos debilitados e às vezes até doentes. Ao recebermos a energia Reiki produz-se um relaxamento profundo, aumenta a freqüência vibratória do corpo, desintoxica e dissolve os bloqueios energéticos. Reiki é a transmissão da energia vital do Universo (Reiki) através das mãos do praticante, que é um canal, ou seja, um facilitador deste processo, pois quem promove a cura é o próprio receptor, cujo corpo absorve o Reiki na quantidade e na qualidade exata que necessita.
Com a liberação das tensões e dos bloqueios energéticos normaliza-se o fluxo da Energia Vital “Ki” em todos os níveis – Físico, Emocional, Mental e Espiritual .
No plano físico, depois deste processo, todos os órgãos começam a trabalhar harmoniosamente; necessitando apenas de muita paciência consigo mesmo, para desenvolver uma melhor qualidade de vida.

Sem restrições

A terapia Reiki pode ser aplicada sem restrições e para recebê-la não precisa de conhecimento prévio. Deve-se apenas ter o coração aberto, para se beneficiar desta “energia” e fazer a si mesmo um firme propósito de melhora e disposição de caminhar ao encontro da harmonia e das transformações curadoras que estarão ao seu alcance.
O Reiki é uma energia inteligente e atua na causa que promove o sintoma da desarmonia, eliminando-a, não distinguindo uma dor física de uma dor moral. A técnica pode ser utilizada com sucesso em qualquer tipo de patologia, não colidindo com nenhum tipo de tratamento ou outra técnica utilizada e isto já a partir do primeiro nível. O reiki não tem efeitos colaterais e pode tratar igualmente todas as formas de vida (seres humanos, plantas e animais).
Uma sessão de reiki pode ajudar a alinhar os chacras que, quando estão em desequilíbrio provocam tensão e podem ajudar a causar dos doenças no campo físico. Os chakras podem ser alinhados em apenas uma sessão de reiki. O Chakra Coronário está localizado acima da cabeça, ligando as pessoas com a espiritualidade e com Deus. A cor relacionada a esse chakra é o violeta.
O Chakra do 3º Olho está localizado entre as sobrancelhas. Esse é o chakra da percepção e do conhecimento do Universo. Ë o centro do poder da mulher e representa a criação. A cor relacionada a esse chakra é o roxo. O Chakra da Garganta está localizado na base do pescoço. Sua função é a comunicação com o físico e o psíquico. É na garganta que está localizado a criatividade do ser humano. A cor relacionada a esse chakra é o azul claro.
O Chakra do Coração está localizado no centro do peito. As emoções, o amor universal e o amor ao próximo estão ligados a esse chakra. Duas cores podem ser usadas nesse chakra: o verde e o rosa.
O Chakra do Plexo Solar está localizado abaixo do chakra do coração. É o centro de força do homem. A comida que ingerimos está associada com esse centro de energia. A cor relacionada a esse chakra é o amarelo. Por sua vez, o chakra do Umbigo está ligado com a purificação. As primeiras impressões e os sentimentos antigos estão relacionados com esse chakra. Também é o centro sexual. A cor relacionada a esse chakra é o laranja.
O chakra da Base está associado com os genitais. Esse chakra é a porta para a vida e a morte, o nascimento e o renascimento. Tem uma ligação profunda com a Terra, ligando a pessoa com a vida novamente. A cor relacionada a esse chakra é o vermelho.


Princípios do reiki

O reiki tem alguns princípios que poderiam ser interpretados como filosofia de vida. São conceitos simples que podem ajudar a melhorar o dia-a-dia das pessoas. Conheça esses princípios:

1 - Só por hoje, eu não me irritarei.
2 - Só por hoje, eu não me preocuparei.
3 - Só por hoje, eu expressarei gratidão.
4 - Só por hoje, eu farei meu trabalho honestamente.
5 - Só por hoje, eu mostrarei amor e respeito por todo ser vivente.
Fontw: Sueli dos Santos ( jornalista) http://www.spiner.com.br

terça-feira, 10 de julho de 2012

SOMOS FRUTO DOS NOSSOS ANCESTRAIS




Amigos,  pouco tempo conheci a magia, a força dos Xamãs.. e com essa força e conhecimento que estou adquirindo com o tempo posso ajudar aos outros e a mim mesma;

Pergunto a mim mesma de onde vem essa energia, essa força, essa busca constante de estar ao lado desse povo maravilhoso, muitas são as perguntas, um dia quem sabe terei as respostas;

"Sou fruto de meus ancestrais. Sou o que as experiências me fizeram ser. Sou perpetuação, expansão. Não sou mais do que sou capaz de ser, não sou mais do que mereço ser ou do que pretendo ser. Busco ser, tão somente, o que é preciso ser, o que funciona. Sou filho dos filhos. Fruto de sementes plantadas em outros tempos e lugares. Eterno discípulo. Sou missão, evolução. Você também. Somos o que sempre fomos: expansão corporificada experimentando novas dimensões, além dos tempos e dos lugares. Sempre novas e infinitas possibilidades. O que importa é sermos o que precisamos ser. Todos juntos: eu, você, a humanidade... os novos ancestrais..." (Xamã Sherotáia Kê Takoshemí)
Fonte: www.xamas.com.br

Mestra Nada - A Grande Lei da Não Resistência



A dias queria escrever ou postar algo sobre a mestre Nada, recebi isso de uma Reikiana e me arrepiei com a mensagem dessa Mestre que tanto gosto!

Hoje nós vamos falar sobre a grande lei da não resistência. Todas as vezes que vocês resistem o mal ganha força. Toda situação em que você busca confronto, a situação se torna maior e pior do que ela poderia ser. Existe uma intensa sabedoria na lei da não resistência, não brigar nem por dentro e nem por fora.

Muitas vezes vocês ao longo de suas vidas aprenderam a guardar o silêncio, aprenderam a ficar calados. Mas ficar calado com as coisas guardadas dentro de vocês, não é não resistir. O silêncio externo, as palavras que vocês não dizem pode aliviar de certa forma os confrontos, mas, se existe dentro de vocês a revolta, a mágoa, a dor, a raiva esse silêncio não real. O silêncio só é
verdadeiro e só real quando o seus sentimentos, pensamentos, ideias e emoções não estiverem em tumulto, em gritos, em berros dentro de vocês.


Quando houver realmente dentro de você o sentimento de paz, aí então a paz é real. Não resistir ao mal é ter plena convicção de que seja o que for que lhe acontece é para o seu bem. Não resistir ao mal não evitará que vez por outras vocês passem por situações difíceis. E essas situações difíceis se apresentam como desdobramento do seu karma desta e de outras vidas. A não resistência apenas permitirá que uma questão karmica passe mais rápido. Que atinja vocês de forma menos sofrida, que vocês se desgastem menos tentando evitar que algo aconteça.

A vida exige uma profunda sabedoria, e é para isso que vocês encarnam. O plano espiritual das almas mais elevadas é um plano onde as pessoas não resistem. Se um superior chega a elas e diz assim: -Olhe, agora vocês vai trabalhar num outro lugar.

Mesmo que a pessoa goste muito de onde ela está ela aceita, porque ela sabe que num outro lugar existe uma utilidade pra ela, ou uma necessidade para ela. Ela aceita as mudanças com alegria, porque de alguma forma ela entende que ali neste outro lugar estará um grande aprendizado.

Agora o que acontece com vocês quando a vida de alguma forma coloca um empecilho na vida de vocês, na maioria dos casos as pessoas reclamam, elas brigam, elas lutam pra mudar aquilo que está acontecendo na vida delas. Elas se desgastam, elas sofrem, elas se sentem abandonadas, sem amor, sem compreensão.

Meus filhos vocês estão encarnados para crescer, para aprender lidar com as situações. O plano da Terra, o plano físico, o plano denso, existe justamente pra que vocês vão adquirindo essa sabedoria de lidar com as situações, com as pessoas, com os desafios. E a medida em que você vai enfrentando uma situação, vencendo uma etapa, vencendo um relacionamento, você vai aprendendo mais de si mesmo e da vida.

Muitos dos encarnados hoje já foram guerreiros e guerreiras em vidas passadas, trazem esse perfil no seu corpo emocional e mental. E por isso tantas vezes acabam expostos a situações de adversidades e penúria. Porque muitos guerreiros envolvidos numa batalha, as vezes passavam meses comendo muito pouco, bebendo muito pouco, vivendo com muita restrição, vocês criam restrição.

O aprendizado da flexibilidade não apenas tornará o corpo de vocês mais flexível a despeito da idade, como também deve tornar a mente, o coração e o julgamento. Deixem as coisas fluírem mais, exercitem a flexibilidade como uma demonstração de amor e de afeto. Busquem em vocês mesmos a adaptação, a compreensão, a aceitação a resignação. Este aprendizado é muito importante para o seu caminho e pra a sua evolução, ganhar luz, ganhar resignação.

A não resistência tornará vocês unos com Deus, profundamente conectados ao Pai. E é esse o ensinamento em sintonia com a Chama Rubi Dourado, a unidade com o Pai. Meus amados, onde Deus colocar vocês será o melhor lugar. Busquem essa profunda conexão com Deus, essa profunda entrega com Deus. E só assim vocês terão forças para caminhar, para desenvolver os seus trabalhos e buscar os seus sonhos. A profunda conexão com Deus, a profunda redenção do espírito ao Eu Divino, ao Eu Maior.

Recebam as nossas bênçãos e a nossa luz, Eu Sou Mestra Nada e dediquei toda a minha vida ao aprendizado e a manifestação da não resistência. E digo a vocês que nenhum mal se abateu sobre mim, ao contrário, cada vez mais o bem se aproximou, cada vez mais o bem se manifestou. Porque a minha vibração foi se afinando tanto, eu me sentia tão em paz, tão tranquila em fazer aquilo que Deus queria que eu fizesse, que eu não tinha mais perturbações, medos, mágoas, raivas, isso tudo foi serenando em mim, foi diminuindo na minha vida, foi se harmonizando.

Então eu deixei de sofrer tantos ataques e tantas perturbações, porque eu estava envolvida e entregue na graça de Deus. E nesse momento é o que eu ofereço a vocês.

Tenham luz e tenham paz. Mergulhem na graça.

domingo, 8 de julho de 2012

Energias curativas através das mãos


Pesquisa revela poder da energia liberada pelas mãos


“Um estudo desenvolvido recentemente pela USP (Universidade de São Paulo), em conjunto com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), comprova que a energia liberada pelas mãos tem o poder de curar qualquer tipo de mal estar. O trabalho foi elaborado devido às técnicas manuais já conhecidas na sociedade, caso do Johrei, utilizada pela igreja Messiânica do Brasil e ao mesmo tempo semelhante à de religiões como o espiritismo, que pratica o chamado “passe”.

Todo o processo de desenvolvimento dessa pesquisa nasceu em 2000, como tema de mestrado do pesquisador Ricardo Monezi, na Faculdade de Medicina da USP. Ele teve a iniciativa de investigar quais seriam os possíveis efeitos da prática de imposição das mãos. “Este interesse veio de uma vivência própria, onde o Reiki (técnica) já havia me ajudado, na adolescência, a sair de uma crise de depressão”, afirmou Monezi, que hoje é pesquisador da Unifesp.

Segundo o cientista, durante seu mestrado foram investigado os efeitos da imposição em camundongos, nos quais foi possível observar um notável ganho de potencial das células de defesa contra células que ficam os tumores. “Agora, no meu doutorado que está sendo finalizado na Unifesp, estudamos não apenas os efeitos fisiológicos, mas também os psicológicos”, completou.

A constatação no estudo de que a imposição de mãos libera energia capaz de produzir bem-estar foi possível porque a ciência atual ainda não possui uma precisão exata sobre esse efeitos. “A ciência chama estas energias de ‘energias sutis’, e também considera que o espaço onde elas estão inseridas esteja próximo às frequências eletromagnéticas de baixo nível”, explicou.

As sensações proporcionadas por essas práticas analisadas por Monezi foram a redução da percepção de tensão, do stress e de sintomas relacionados a ansiedade e depressão. “O interessante é que este tipo de imposição oferece a sensação de relaxamento e plenitude. E além de garantir mais energia e disposição.”

Neste estudo do mestrado foram utilizados 60 ratos. Já no doutorado foram avaliados 44 idosos com queixas de stress.
O processo de desenvolvimento para realizar este doutorado foi finalizado no primeiro semestre deste ano. Mas a Unifesp está prestes a iniciar novas investigações a respeito dos efeitos do Reiki e práticas semelhantes a partir de abril do ano que vem.” (Notícia de nov/2011 – Fonte)

Algumas definições:

Passe: em latim, significa “passar“, ou seja, levar de um lugar a um outro. No caso do passe magnético dado gratuitamente nos centros espíritas, é um gesto de ajuda fraterna, no qual há uma saída de magnetismo do doador (chamado por isto de “passista”) para auxiliar no equilíbrio energético do receptor e assim colaborar no restabelecimento da saúde física, emocional, mental e espiritual, uma vez que o PASSE é uma transfusão biopsicoenergética. É possível aos Espíritos benfeitores aproveitarem a contrição de quem está aplicando passes e somar seus fluidos sutis e harmonizadores aos fluidos do magnetismo do passista. Para aplicar passe, é preciso fazer cursos nos centros espíritas, bem como possuir saúde harmonizada.

Reiki: um método de cura natural pelas mãos. REI significa universal e KI a força da energia vital que está presente, pois pertence ao que é cósmico. Reiki pode ser então definido como “a Arte e a Ciência da ativação, do direcionamento e da aplicação da Energia Vital Universal, para promover o completo equilíbrio energético, para prevenção das disfunções e para possibilitar as condições necessárias a um completo BEM ESTAR“. Mikao Usui (1865-1926) fundou o sistema dos Mestres do Reiki. Um Mestre de Reiki recebe uma iniciação ligada a uma transmissão de energia de um grão-mestre, e é assim qualificado para despertar energias nas outras pessoas e transmitir o “Dom da Cura”.

Johrei:  uma palavra japonesa que significa “purificação do espírito”. Tal purificação ocorre através da canalização da Luz de Deus, pelas palmas das mãos. O método de canalização do Johrei consiste em pendurar ao pescoço uma medalha contendo, em seu interior, um pequeno papel com a palavra Hikari (Luz), escrita por Meishu-Sama (1882-1955). A partir daí, os efeitos começam a se manifestar, porque da palavra Hikari se irradiam poderosas ondas de Luz, transmitidas do papel ao corpo do ministrante, que pode, assim, canalizar essa Luz para uma outra pessoa. De acordo com Meishu Sama: “Aparentemente, a finalidade do Johrei é a cura das doenças. Mas, na verdade, o seu objetivo é muito mais amplo. Em síntese, Johrei é uma maneira de criar felicidade. Em termos simples, o Johrei cura as enfermidades porque dissipa a sua causa, que são as nuvens espirituais. Mas ao purificar o corpo espiritual de suas nuvens, o Johrei elimina, simultaneamente, todos os sofrimentos do ser humano. Porque a pobreza e o conflito também são manifestações da ação purificadora, juntamente com a doença. Dentre as purificações, entretanto, a principal é a doença, porque afeta a própria vida. Portanto, resolvido o problema da doença, a pobreza e os conflitos também o serão. Este é o princípio da felicidade”. Qualquer pessoa pode ministrar Johrei, desde que passe pelo Curso de Formação


ELEMENTAIS DA TERRA e ELEMENTAIS DA ÁGUA


 ELEMENTAIS DA TERRA:


O elemento da TERRA é vital para a produção de alimentos, afim de que a humanidade possa formar corpos perfeitos, os quais são suas manifestações neste planeta, para as atividades espirituais e cósmicas. Vemos a ação benéfica da terra nas lindas paisagens, na vida dos pássaros, nas flores, nos belos minerais e naturalmente na produção dos vegetais. Sua ação destruidora é demonstrada nos desmoronamentos, vulcões em atividade e terremotos.
Gnomos - Considerados os guardiães dos minerais, com a capacidade de perceber e sintonizar o fluxo de crescimento destes minerais (das rochas), propiciando a sua manifestação e evolução, chegando a transformar a rocha em cristal. A teoria baseia-se no princípio das assências elementais. A rocha (essência elétrica comprovada) permitiu a manifestação da essência elemental (suposta) que impulsionada gerou o cristal.

Duendes - Seguem o mesmo processo, só que no reino vegetal onde denominam e atuam, propiciando um ciclo de desenvolvimento adequado. Estão ligados à terra energeticamente e influem no curso natural de uma planta por eles regida.

Os domicílios dos elementais da terra são as matas fechadas, rochas e também as margens das lagoas. Como os seus corpos são feitos de substância etérea fina, eles conseguem atravessar os corpos sólidos, como nós atravessamos o ar.
Geralmente possuem suas moradias dentro da terra, próximas à superfície.


ELEMENTAIS DA ÁGUA:



O elemento da Água está relacionado com o corpo emocional, e de sua depuração resulta a pureza deste corpo. No plano físico, é um grande agente de limpeza e um dos muitos fatores necessários para contrabalançar as condições da atmosfera e da produção agrícola.
Sua atividade destrutiva é demonstrada em enchentes, furacões e afogamentos, nos quais perecem homens e animais. Os elementais das águas são as ondinas, sereias e ninfas (tritons, naiades).
Ondinas - Vivem nos riachos, nas fontes, no orvalho das folhas sobre as águas e nos musgos.


São reconhecidos por terem o poder de retirar das águas a energia suficiente p/ a sua luminosidade, o que permite ao homem, por muitas vezes, percebê-los em forma de um leve "facho de luz".

Sereias - São elementais conhecidos como metade mulher e metade peixe, delicados e sutis, com o poder de encantar e hipnotizar o homem com seu canto.

Ninfas - São elementais que se assemelham às ondinas, porém um pouco menores e de água doce. Apresentam-se geralmente com tons azulados, e como as ondinas maiores, emitem suas vibrações através de sua luminosidade. A diferença básica entre uma e outra, encontra-se na docilidade e beleza das ninfas, que parecem "voar" levitando sobre as águas em um balé singular.

Assim como os gnomos estão limitados em sua função aos Elementos da terra, as Ondinas, os elementais da água, funcionam na essência invisível e espiritual chamada éter úmido. A beleza parece ser uma característica comum dos espíritos da água. Onde quer que as encontremos representadas na arte e na escultura, são sempre cheias de graça e simetria.
Controlando o elemento água - que sempre foi um símbolo feminino – é natural que os espíritos da água sejam com mais freqüência simbolizados como fêmeas. Existem muitos grupos de Ondinas. Algumas habitam cataratas, onde podem ser vistas entre os vapores; algumas, vivem nos riachos, nas fontes, no orvalho das folhas sobre as águas e nos musgos; outras tem o seu habitat nos pântanos, charcos e brejos, entretanto outras, ainda, vivem em claros lagos de montanha. Em geral quase todas as ondinas se parecem com seres humanos na forma e tamanho, embora aquelas que habitam os rios e fontes tenham proporções menores.

ELEMENTAIS DO AR e ELEMENTAIS DO FOGO


ELEMENTAIS DO AR:


Os Xamãs pedem ajuda ao ar, quando é preciso reaprender a respirar, a viver. O ar auxilia o curador quando alguém precisa muito se dar conta da sua vida (encarnação) e da sua morte (transmutação), do inspirar (ganhar vida) e do expirar (doar vida).
Elementais do ar são os que reinam pelo ar e ventos. São os silfos (silfídes), fadas e hamadríades.
Eles são os mais elevados de todos os elementais, já que seu elemento nativo é o de mais alta taxa vibratória.
Vivem centenas de anos, freqüentemente atingem um milênio de idade e nunca parecem envelhecer. A líder dos silfos é chamado Paralda e afirma-se que vive na mais alta montanha da Terra.
Hamadríades - Estes seres do ar estão ligados aos espíritos da natureza, especificamente às árvores, onde fazem a sua morada permanecendo ligados desde o nascimento até a morte. Na sua forma natural, irradiam um amarelo-esverdeado, podendo ser percebidos pelo homem, por sua luz delicada e um brilho levemente cintilante.
Fadas: - As fadas são uma "espécie" de Devas dos vegetais e estão diretamente ligadas à terra e ao ar. Fisicamente são pequenas e ágeis, irradiando-nos um brilho luminoso esbranquiçado, lembrando-nos um núcleo, um bloco de energia pura. São elementais que têm percepções naturais da sensibilidade e da harmonia da vida. São leves e sutis a ponto de realizarem trabalhos minuciosos, como o de preencher uma flor colocando-lhe as pétalas.
Silfos ou Sílfides - Estes elementais reinam no ar, nos ventos, sendo os que mais se assemelham aos anjos. Têm uma capacidade intelectual sensível, chegando a favorecer o homem na sua imaginação. São reconhecidamente belos, assumindo vários tons de violeta e de rosa. As lendas contam que são os sílfos que modelam as nuvens com suas brincadeiras, para embelezar o dia-a-dia do homem na Terra.





ELEMENTAIS DO FOGO:


Uma de suas atividades construtivas, no plano físico, é purificar através da incineração de detritos e de corpos humanos, a qual permite o retorno dos respectivos elementos ao Sol, para uma repolarização. A atividade destrutiva do fogo é demonstrada na queima de construções e florestas e também em relâmpagos, na tempestade e no uso de armas de fogo, bombas etc..
"Fogo, meu espírito..."

No Sol, nas estrelas, nas fogueiras ou nas brasas, no nosso coração... sentimos a luz da vida. O fogo é o elemento das transmutações, da transformações. Sua força luminosa indica o caminho que deve ser seguido por aquele que conhece os ensinamentos do Universo.
 O fogo é a chama que, acesa dentro de nós, faz brilhar nossa aura e nossos olhos, revelando a força de nosso espírito. Ele conduza cada um à sabedoria interior.

Os Xamãs pedem ajuda ao Avô Fogo, como é chamado pelos índios, quando é hora de trabalhar as mudanças.

O fogo auxilia no processo de limpeza também, o velho cedendo lugar ao novo. A Sauna Sagrada é um dos lugares usados, pelos Xamãs, nos processos de cura pelo fogo..

As Salamandras, ou Espíritos do fogo, vivem no éter atenuado e espiritual que é O invisível elemento do fogo. Sem elas, o fogo material não pode existir.

Elas reinam no fogo com o poder de transformar e desencadear tanto emoções positivas quanto negativas. As Salamandras, segundo os especialistas, parecem bolas de fogo e que podem atingir até seis metros de altura. Suas expressões, quando percebidas, são rígidas e severas. Dentro de todas as formas energéticas (o fogo, a água e o mineral), estes seres adquirem formas capazes de desenvolver pensamentos e emoções. Esta capacidade derivou do contato direto com o homem e da presença deles em seu cotidiano.

Por tal motivo, as Salamandras desenvolveram forças positivas, capazes de bloquear vibrações negativas ou não produtivas, permitindo um clima de bem estar ao homem.
O homem é incapaz de se comunicar adequadamente com as Salamandras, pois elas reduzem a cinzas tudo aquilo de que se aproximem.






ELEMENTAIS ou ESPIRITOS DA NATUREZA.



Devemos a Phillippus Aureolus Paracelsus – Príncipe dos Alquimistas e filósofos Herméticos, um grande conhecedor na natureza espiritual. Paracelso acreditava que cada um dos quatro elementos primários era constituído de um princípio sutil, vaporoso e de uma substância corporal densa (semimaterial).
O ar, água, fogo, terra tem duas naturezas, uma visível e outra invisível. Os minerais, os vegetais, os animais e os homens vivem num mundo composto da parte densa desses quatro elementos., todos são construídos combinandos os elementos.

Água é representada pela ciência moderna por Hidrogênio, o ar em oxigênio, o fogo por nitrogênio e a terra por carbono. Da mesma forma a parte invisível é representada por diversos seres invisíveis, esses múltiplos seres são chamados de ELEMENTAIS ou ESPIRITOS DA NATUREZA.

Paracelso dividiu esses seres em grupos dentro de seus quatro elementos. Chamando de elementais classificados nos grupos com os nomes de Gnomos, ondinas, silfos e salamandras.

Porém cada civilização colocou seus próprios nomes aos elementais. Na Grécia, Roma, China, Índia e Egito acreditavam nos Sátiros, Duendes. No mar as sereias, os rios e as fontes as ninfas, no ar com as fadas, o fogo com lares e penates, a terra com faunos, dríades e hamadríades.

O folclore e a mitologia de todos os povos abundam de lendas dessas figuras, dos que assombram castelos, guardam tesouros nas profundezas da terra. As fadas são delícias das histórias infantis.
Paracelso ao descrever as substâncias que constituem os corpos dos elementais, dividia a carne em dois tipos. A primeira é a carne física, visível. A segunda é semimaterial, não visível ao plano físico. Acrescenta ainda que enquanto o homem é composto de espírito, alma, mente e corpo, os elementais são constituídos apenas dessa substância sutil que ele chama de éter (essência espiritual). Portanto cada elemento possui seu éter, isso faz com que cada grupo viva apenas dentro de seu elemento (como os peixes dentro da água). Afirma que não existe contato entre os grupos familiares de um elemento com outro elemento.

Os espíritos da natureza não podem ser destruídos pelos elementos mais grosseiros, tais como: Fogo físico, avalanche, terremoto, inundação, pois estão noutra faixa vibracional. Porém possuem carne, osso e são mortais.

Segundo Paracelso não possuem espírito individual e imortal, e na morte simplesmente se desintegram de volta ao elemento no qual originalmente se tinham individualizados. Nenhuma consciência individual se preserva após sua morte, pois não há um veículo superior para contê-la. Sendo os elementais feito de uma única substância, não há fricção entre os veículos, por isso os elementais vivem idades avançadas.

Os compostos de éter terrestre (mais denso) vivem menos tempo, os do ar são os que vivem mais. A duração média de vida fica entre 300 à 1.000 anos. Vivem em condições similares aos humanos, sujeitos a doenças.

Eles vivem em quatro elementos: as ninfas no elemento água; os silfos no elemento ar; os elfos ou duendes na terra; as salamandras no fogo. Cada espécie move-se dentro do seu elemento, como o ar para nós, água para os peixes.

Não deve-se confundir os elementais com as ondas vivas energéticas que se movem por todo o mundo espiritual nos planos astrais e mentais. Os elementais são de natureza etérica (atômica). Os Devas e outras entidades espirituais são de outra natureza espiritual.
Fonte:

Paracelso – O livro das Ninfas,Silfos, Gnomos e Salamandras e outros espíritos
Gofffrey Hodson – O Reino dos Deuses.
Gofffrey Hodson – O Reino dos Devas e Espíritos da Natureza.
Jorge Angel Livragna – Os espíritos elementais da Natureza.
Antonio Jorge Thor – Introdução e Teoria dos Elementais.
Doris Van Gelder – O mundo real das fadas.


 CLASSIFICAÇÃO:

Forças das substância-vida dos planos de existência do universo. Esses seres elementais são gerados dos elementos da Natureza: terra, água, fogo, ar e éter, mas quanto mais próximos dos mundos abstratos, de modo mais límpido refletem o que lhes é imanente.
Deus, por interferência amorosa de Seres de Luz que trabalham de forma a unificar os universos em nome do Amor Divino, concedeu a três Reinos, paralelamente, a oportunidade de evolução. Estes três Reinos são: Elemental, Angélico e Humano.
Elementais são os dinamizadores das energias das formas na Natureza.

O Reino elemental aprende a controlar a energia através do pensamento, mantendo um determinado padrão ou molde/matriz.
Os elementais evoluem desde os seres microscópios a Construtores das formas. Eles exteriorizam toda forma, incluindo os corpos humanos, montanhas, rios, etc.; eventualmente alcançam o estado de um poderoso Elohim ou uma Veladora Silenciosa.