Reiki é mais do que a componente terapêutico. É também uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e uma filosofia de vida. Nesse sentido, podemos falar numa perspectiva de autoconhecimento, de realização interior e de desenvolvimento da consciência.
domingo, 8 de julho de 2012
Energias curativas através das mãos
Pesquisa revela poder da energia liberada pelas mãos
“Um estudo desenvolvido recentemente pela USP (Universidade de São Paulo), em conjunto com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), comprova que a energia liberada pelas mãos tem o poder de curar qualquer tipo de mal estar. O trabalho foi elaborado devido às técnicas manuais já conhecidas na sociedade, caso do Johrei, utilizada pela igreja Messiânica do Brasil e ao mesmo tempo semelhante à de religiões como o espiritismo, que pratica o chamado “passe”.
Todo o processo de desenvolvimento dessa pesquisa nasceu em 2000, como tema de mestrado do pesquisador Ricardo Monezi, na Faculdade de Medicina da USP. Ele teve a iniciativa de investigar quais seriam os possíveis efeitos da prática de imposição das mãos. “Este interesse veio de uma vivência própria, onde o Reiki (técnica) já havia me ajudado, na adolescência, a sair de uma crise de depressão”, afirmou Monezi, que hoje é pesquisador da Unifesp.
Segundo o cientista, durante seu mestrado foram investigado os efeitos da imposição em camundongos, nos quais foi possível observar um notável ganho de potencial das células de defesa contra células que ficam os tumores. “Agora, no meu doutorado que está sendo finalizado na Unifesp, estudamos não apenas os efeitos fisiológicos, mas também os psicológicos”, completou.
A constatação no estudo de que a imposição de mãos libera energia capaz de produzir bem-estar foi possível porque a ciência atual ainda não possui uma precisão exata sobre esse efeitos. “A ciência chama estas energias de ‘energias sutis’, e também considera que o espaço onde elas estão inseridas esteja próximo às frequências eletromagnéticas de baixo nível”, explicou.
As sensações proporcionadas por essas práticas analisadas por Monezi foram a redução da percepção de tensão, do stress e de sintomas relacionados a ansiedade e depressão. “O interessante é que este tipo de imposição oferece a sensação de relaxamento e plenitude. E além de garantir mais energia e disposição.”
Neste estudo do mestrado foram utilizados 60 ratos. Já no doutorado foram avaliados 44 idosos com queixas de stress.
O processo de desenvolvimento para realizar este doutorado foi finalizado no primeiro semestre deste ano. Mas a Unifesp está prestes a iniciar novas investigações a respeito dos efeitos do Reiki e práticas semelhantes a partir de abril do ano que vem.” (Notícia de nov/2011 – Fonte)
Algumas definições:
Passe: em latim, significa “passar“, ou seja, levar de um lugar a um outro. No caso do passe magnético dado gratuitamente nos centros espíritas, é um gesto de ajuda fraterna, no qual há uma saída de magnetismo do doador (chamado por isto de “passista”) para auxiliar no equilíbrio energético do receptor e assim colaborar no restabelecimento da saúde física, emocional, mental e espiritual, uma vez que o PASSE é uma transfusão biopsicoenergética. É possível aos Espíritos benfeitores aproveitarem a contrição de quem está aplicando passes e somar seus fluidos sutis e harmonizadores aos fluidos do magnetismo do passista. Para aplicar passe, é preciso fazer cursos nos centros espíritas, bem como possuir saúde harmonizada.
Reiki: um método de cura natural pelas mãos. REI significa universal e KI a força da energia vital que está presente, pois pertence ao que é cósmico. Reiki pode ser então definido como “a Arte e a Ciência da ativação, do direcionamento e da aplicação da Energia Vital Universal, para promover o completo equilíbrio energético, para prevenção das disfunções e para possibilitar as condições necessárias a um completo BEM ESTAR“. Mikao Usui (1865-1926) fundou o sistema dos Mestres do Reiki. Um Mestre de Reiki recebe uma iniciação ligada a uma transmissão de energia de um grão-mestre, e é assim qualificado para despertar energias nas outras pessoas e transmitir o “Dom da Cura”.
Johrei: uma palavra japonesa que significa “purificação do espírito”. Tal purificação ocorre através da canalização da Luz de Deus, pelas palmas das mãos. O método de canalização do Johrei consiste em pendurar ao pescoço uma medalha contendo, em seu interior, um pequeno papel com a palavra Hikari (Luz), escrita por Meishu-Sama (1882-1955). A partir daí, os efeitos começam a se manifestar, porque da palavra Hikari se irradiam poderosas ondas de Luz, transmitidas do papel ao corpo do ministrante, que pode, assim, canalizar essa Luz para uma outra pessoa. De acordo com Meishu Sama: “Aparentemente, a finalidade do Johrei é a cura das doenças. Mas, na verdade, o seu objetivo é muito mais amplo. Em síntese, Johrei é uma maneira de criar felicidade. Em termos simples, o Johrei cura as enfermidades porque dissipa a sua causa, que são as nuvens espirituais. Mas ao purificar o corpo espiritual de suas nuvens, o Johrei elimina, simultaneamente, todos os sofrimentos do ser humano. Porque a pobreza e o conflito também são manifestações da ação purificadora, juntamente com a doença. Dentre as purificações, entretanto, a principal é a doença, porque afeta a própria vida. Portanto, resolvido o problema da doença, a pobreza e os conflitos também o serão. Este é o princípio da felicidade”. Qualquer pessoa pode ministrar Johrei, desde que passe pelo Curso de Formação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário